São João Belmonte e Boca do Córrego

O município de Belmonte mais uma vez celebra a cultura junina, de 20 a 24 de junho, na Praça São Francisco, com o famoso Forró das Aranhas, um forró tradicional, organizado pelos moradores do Bairro da Biela. Belmonte revive um ambiente típico de São João, recriando o clima de uma verdadeira festa na roça.

O Forró das Aranhas, organizado pela comunidade local, acontece há alguns anos e já virou tradição. O município procura fazer um forró diferenciado; o público dança até o amanhecer, reunindo visitantes das cidades vizinhas e turistas que almejam vivenciar a cultura típica dos festejos juninos do interior
.
O clima é de muita cumplicidade, com fogueiras nas portas de casa, troca de comes e bebes entre amigos, vizinhos, tudo como manda a tradição das cidades do interior baiano. As atrações musicais locais e regionais animam os forrozeiros que ensaiam os passos para a dança da Quadrilha das Aranhas – só de mulheres – nesse momento, os homens se juntam para apreciar os figurinos e a dança.

As tradicionais barraquinhas, com muito colorido, também fazem parte da decoração especial. É nesse espaço que são comercializadas as iguarias da época, licores diversos e quentão. As brincadeiras de Pau de Sebo, casamento na roça, prendas e outras brincadeiras juninas também são apreciadas.

Além do São João da sede do município, existem também os festejos juninos de Barrolândia e Santa Maria, outras opções para os amantes do forró, no mesmo período do São João da sede.

Já no distrito de Boca do Córrego, a festa fica por conta do São Pedro, no dia 29 de junho, seguindo as mesmas características de uma festa junina tradicional.


São João de Belmonte
Quando: 20 a 24 de junho
Onde: Praça São Francisco, Bairro da Biela
São Pedro em Boca do Córrego
Quando: 29 de junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário